quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A revolta dos ovos de codorna

Aqui em casa ovo de codorna é o maior sucesso. Todos amam... Na verdade, todos amam COMER. E ontem, o processo nada glamouroso de descascar uma dúzia dessas bolinhas da felicidade, despertou-me um momento de reflexão.


Tem coisa mais chata do que descascar ovinhos de codorna? Garanto que essa tarefa está no top 5 das chaturas de uma cozinha. Para começar, você tem que acertar o ponto do cozimento. Depois decidir qual lado está mais tranquilo e favorável para começar a descascar aquela pelinha tão delicada, sempre tomando cuidado para não puxar demais e a clara sair junto com a casca. Então, depois de estar com a parte debaixo das unhas com a dignidade perdida de tanta casquinha enfiada ali, você lava os ovos em água corrente para garantir que ninguém terá uma surpresa ao saborear tal iguaria. Por fim, você serve os ovos e eles duram, tipo, uns cinco minutos na mesa, no máximo.

Foi pensando neste processo, que todas nós, mães, estamos tão familiarizadas que instaurei a Revolução dos Ovos de Codorna em meu reino. Gente, é muito injusto! Se você leu até aqui, acompanhe meu raciocínio e me diga que não estou louca. Você vai lá e faz o processo inteiro sozinha. Um processo chato e demorado. E o fruto do seu trabalho desaparece em um piscar de olhos. Até aqui, você deve estar se questionando: essa louca não quer dividir os ovos, é isso? Na, na, ni, na não. Na verdade o que eu quero dividir é o processo.

O amor que sentimos por nossos filhos é tão infinito que, por vezes, eu diria inúmera vezes, atropelamos o curso natural das coisas e temos o impulso de tomar decisões por eles. Claro que grandes decisões que envolvam saúde, bem-estar e segurança, devem ser tomadas por nós. Mas quando digo que atropelamos o curso natural das coisas, me refiro a coisinhas pequenas, corriqueiras, como descascar um mero ovinho de codorna. 

Ao dividirmos pequenas responsabilidades com nossos pequenos, estamos dando a eles ferramentas muito importantes para a vida: autonomia, senso de pertencimento e vida em comunidade. Quantos pais não brigam com seus filhos adolescentes para que eles arrumem o quarto, coloquem a roupa suja no cesto, façam a cama pela manhã? A lista é infinita, tanto de tarefas quanto de pais descabelados. 

Meus filhos ainda são pequenos e aqui em casa, a partir de agora, ovo de codorna só com casca na mesa. Faço isso por mim, mas principalmente por eles. O caminho da criação com autonomia é longo mas por que não começar pelos ovinhos de codorna?

*Texto meu publicado originalmente no BH for Kids. Link AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário