Aqui em casa ovo de codorna é o maior sucesso. Todos amam... Na verdade, todos amam COMER. E ontem, o processo nada glamouroso de descascar uma dúzia dessas bolinhas da felicidade, despertou-me um momento de reflexão.

Foi pensando neste processo, que todas nós, mães, estamos tão familiarizadas que instaurei a Revolução dos Ovos de Codorna em meu reino. Gente, é muito injusto! Se você leu até aqui, acompanhe meu raciocínio e me diga que não estou louca. Você vai lá e faz o processo inteiro sozinha. Um processo chato e demorado. E o fruto do seu trabalho desaparece em um piscar de olhos. Até aqui, você deve estar se questionando: essa louca não quer dividir os ovos, é isso? Na, na, ni, na não. Na verdade o que eu quero dividir é o processo.
O amor que sentimos por nossos filhos é tão infinito que, por vezes, eu diria inúmera vezes, atropelamos o curso natural das coisas e temos o impulso de tomar decisões por eles. Claro que grandes decisões que envolvam saúde, bem-estar e segurança, devem ser tomadas por nós. Mas quando digo que atropelamos o curso natural das coisas, me refiro a coisinhas pequenas, corriqueiras, como descascar um mero ovinho de codorna.
Ao dividirmos pequenas responsabilidades com nossos pequenos, estamos dando a eles ferramentas muito importantes para a vida: autonomia, senso de pertencimento e vida em comunidade. Quantos pais não brigam com seus filhos adolescentes para que eles arrumem o quarto, coloquem a roupa suja no cesto, façam a cama pela manhã? A lista é infinita, tanto de tarefas quanto de pais descabelados.
*Texto meu publicado originalmente no BH for Kids. Link AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário