terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O meu nunca mais

Meu caçula gosta de pasta de dente de tutti-frutti. Minha mais velha gosta de pasta de dente de uva. E assim foi a necessaire para a praia: uma pasta de cada sabor, cada filho com a sua singularidade respeitada.

E eu? Espaço pequeno na mala, vai sem pasta mesmo e usa a das crianças. Lá pelo terceiro dia de praia, o gosto de uva com tutti-frutti deu lugar a outro gosto. Um gosto estranho, que não sentia há tempos: o gosto da individualidade.

Sério. Qual o tamanho que um creme dental com flúor ocupa na mala mesmo? Eu poderia ter levado no bolso da minha calça, se fosse o caso. E preferi não levar. Por que? Percebi que a questão era bem maior. Não era pela pasta de dente que eu estava incomodada. Era pelo tanto que aquela atitude dizia sobre mim.

Eu escolhi priorizar meus filhos até na pasta de dente.

Olhei para o espelho com a boca cheia de pasta, enquanto escrevia mentalmente este post, e me perguntei: qual a mensagem que eu passo para meus filhos escovando meus dentes com Tandy? Quase engasguei!

Uma mulher que escova os dentes por quase uma semana com Tandy não está muito boa da cabeça não. Vamos rir alto, porque é ridículo, I know it.

Este movimento de ser a protagonista, o ser de luz, a figura materna, a grande referência da vida de alguém é muito intenso. Como posso querer que meus filhos sejam pessoas seguras, decididas e bem resolvidas se, a protagonista, o ser de luz, a figura materna, a grande referência da vida deles, abdica de si mesma de tal forma? Cuspi rápido aquela pasta com gosto de bala, no dia seguinte comprei um creme dental de adulto para mim e finquei minha bandeira da individualidade dentro da necessaire de viagem. P#rr@! É um começo. Pequeno, mas já é alguma coisa

Pois é. Tudo isso por causa de uma paste de dente.

O amor incondicional tem que começar pela gente. Porque quem não se ama plenamente, não consegue oferecer o melhor de si plenamente. A gente oferece o amor incondicional e coloca condições... Quem nunca ouviu por aí: "eu abri mão do meu trabalho para criar vocês" ou "eu deixei de fazer uma faculdade para ficar com vocês"? Eu já ouvi. E não quero repetir essas frases para meus filhos. Se eu resolver abrir mão de alguma coisa na minha vida, será por mim em primeiro lugar. Sei que uma afirmação dessas parece egoísmo puro. E é amor, amor próprio puro! E quando você se enche de amor, fica mais fácil distribuí-lo incondicionalmente.

Pois é. Tudo isso por causa de uma paste de dente.

Fiquei com vontade de perguntar para todas as mães que eu via na rua: onde é que a sua individualidade se perdeu? Porém isso não tem resposta. Porque a individualidade se esvai aos poucos... assim como aquelas gramas que viram mil quilos a mais na balança. um tiquinho de cada vez que no final dá um tantão significável.

Pois é. Tudo isso por causa de uma paste de dente.

Preciso declarar: Tandy nunca mais. E você que me lê, qual é o seu nunca mais?

Um comentário: