domingo, 5 de fevereiro de 2017

Volta às aulas, volta tudo de novo!

E, logo logo, as aulas voltam.

E as ruas ficam cheias, as filas ficam duplas e a paciência fica curta. Aí todas aquelas promessas de paz e amor do ano novo viram... promessas!

Mas como mudar essa roda vida da rotina casa-trabalho-escola-merenda-reunião-uniforme limpo-uniforme-sujo? Particularmente, eu não acredito que tenha jeito de mudar. Eu acredito que tenha jeito de adaptar.

Tem muita frase de impacto bonita espalhada por aí... muito "vá lá e mude sua vida agora"... Mas como, minha gente? Como? Se houvesse uma única receita de sucesso, essa valeria mais do que ouro. E é aí que eu me pego pensando, enquanto decido se faço brigadeiro ou pipoca para aliviar a tensão da rotina que já vai começar com a volta às aulas. Não há uma única fórmula do sucesso. Não há mesmo. O que é sucesso para mim, pode não ser sucesso para você. O que deu certo para mim, pode não dar certo para você.

Os antigos gregos já falavam: conhece a ti mesmo. E euzinha aqui, quem vos fala, acrescenta: conhece a tua família. Seus filhos são mais agitados pela manhã? Ou pela noite? Qual fruta não pode faltar em casa? Qual a melhor frequência para comprá-la fresca? Quem é o mais maleável da casa? E o mais rígido? O mais bagunceiro? O mais organizado? Se questione, entenda quem é sua família, pois ela é única. E como eu disse e repito, não há uma única fórmula do sucesso, cada família tem a sua.

De posse dos dados da sua pesquisa do IBGE, trace estratégias a seu favor. Faça as adaptações necessárias para uma convivência harmoniosa. Se meu filho é mais agitado, como acalmá-lo na hora de vestir o uniforme escolar? Se minha filha tem a personalidade mais rígida, será que na hora de entrar no carro para ir à escola é o melhor momento para abordá-la sobre mudanças na vida?

Conheça a sua família, não use comparações com outros lares, jogue a seu favor e observe sempre. Ops, será que passei alguma fórmula aqui? Brincadeiras à parte, quero desejar a todos, verdadeiramente, uma  feliz e tranquila volta às aulas, tanto para os pais como para os filhos!

*REPOST: Texto publicado na minha coluna mensal do blog BH for Kids. Link AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário