Estava eu procurando assuntos relevantes para publicar aqui quando uma pulguinha coçou atrás da orelha: "5 coisas essenciais na criação de filhos" / "10 palavras para fortalecer seu filho" / "3 passos para acabar com a birra de vez". Puxa.
Fiquei matutando... Gente, criar filhos não é fazer check list para vc ir riscando os itens e ir se sentindo mais aliviado à medida que o fim da lista se aproxima. Ou para ir contando os itens da lista que vc cumpre (ou não) e, assim, ter um parâmetro se vc é (ou não) é um bom pai/mãe. Já disse alguma dessas 10 palavras para fortalecer seu filho hoje?
Ler listas é rápido. Fazer julgamentos é rápido. Encaminhar uma lista é prático. E depois vc esquece o que leu e a mente se esvazia daquele assunto. Alguma semelhança com a cultura fast food, que mata sua fome mas não te sacia em nutrientes?
Percebo aqui duas coisas essenciais sendo colocadas de lado: nosso instinto e nosso bom senso.
Faço listas para ir ao supermercado e não esquecer de comprar lâmpada, porque afinal eu ficaria no escuro sem ela. Não decido comprar uma lâmpada porque aquele é o melhor caminho da vida, mas sim porque é necessário. Faço lista quando vou ao banco, não porque tenho um sentimento profundo de amor pelo cartão de crédito, mas porque tenho que pagar e pronto.
Por outro lado, faço coisas pelos meus filhos não porque tenho que fazer e pronto. Faço por um sentimento de amor profundo. Faço porque meu instinto me ajuda e também porque o bom senso vai bem, obrigada, grazadeus.
É por isso que hoje não vai ter listas no Mama Sapiens. Continuo a procura de assuntos relevantes para nós! Mas precisava desabafar e problematizar sobre essas tais listas...
Fica a dica para os grandes veículos de comunicação que falam sobre maternidade (não em forma de lista hehehe): empodere as famílias. Falemos sobre amor e respeito, falemos sobre sermos bons exemplos para os filhos na conquista de um mundo melhor. Assim as 5 coisas essenciais na criação de filhos, as 10 palavras para fortalecer seu filho ou os 3 passos para acabar com a birra de vez serão uma consequência de uma boa paternidade e não o fruto de um passo-a-passo. Brigada.
Malu Pedrosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário